Treino Educa

Treino Educa
EQUIPE HELIO FERNANDO

Translate

quarta-feira, 6 de julho de 2016

10 MANDAMENTOS PARA UM SUPER ATLETA

10 MANDAMENTOS PARA UM SUPER ATLETA





Outro dia, estava lendo uma revista de lutas e, em algumas delas, estavam falando sobre formas de treinos para 2016. Achei interessante e quis pegar essas formas e colocar em praticas de treino para repassar para vocês.

Inicialmente, sempre domine o básico. Esta é uma das funções fundamentais dos praticantes de Judô. Movimentos de faixa amarela, vem antes da laranja. como kouchi Gari, vem antes de kouchi makikome, ou Zenpo Kaiten Ukemi, vem antes do Tati Zenpo Kaiten Ukemi. Se você ignorar esses princípios, seu jogo sofrera terríveis consequências técnicas e, sobretudo, em termos de rendimento. A mesma filosofia pode se aplicar no seu treinamento físico e no seu dia-a-dia.

Vamos revisar os fundamentos essenciais para evolução do seu vigor físico e potencial de força. Assim, faremos uma revisão dos alicerces e bases que sustentam o seu preparo físico, para que você possa rever a metodologia que utilizou, no passado, e começar a nova temporada, no trilho do sucesso para um super atleta.

1 – Aumente a carga

Você não pode esquecer que, para criar força, você precisa aumentar a carga de peso dos exercícios que você pratica. Se não aumentar o peso e se desafiar gradativamente, você não estimula a sua evolução e tende a ser dominado pelo tédio. Vença os seus limites e aumente a carga!

2 – Domine a técnica

Assim como judô, também, há a necessidade de refinarmos a técnica durante os treinos de preparação física e de musculação. Não é só uma questão de fazer força e se cansar. Assim como você faz nos tatames, pratique alguns movimentos e finalizações para aperfeiçoar os seus movimentos na malhação. Com isso, você corrige falhas e turbina a sua evolução.

3 – Siga um plano

Você já deve ter escutado que “a falta de plano não passa de um fracasso planejado”. Portanto, ponha no papel os seus objetivos, acompanhe o seu progresso, anote as falhas, faça adaptações conforme imprevistos aconteçam, avalie os resultados junto com o seu preparador.

4 – Faça boas escolhas

Não se deixe impressionar por qualquer novidade que apareça em termos de treinamento ou exercício. Escolha as opções que são efetivamente comprovadas na prática e pela ciência do esporte. Jamais subestime, por exemplo, o poder de um clássico levantamento terra.

5 – Encontre o seu peso ideal

Seja honesto com você mesmo. Quanto você realmente deve pesar, para alcançar os melhores resultados sobre os tatames? Responda a essa pergunta e direcione o seu treinamento e os seus hábitos para chegar a esse peso ideal e se manter nele.

6 – Não esqueça das pernas

Suas pernas possuem alguns dos maiores e mais fortes músculos do seu corpo. Só porque você não os vê no espelho não significa que não precisa treiná-los. Trabalhe duro para fortalecer as pernas, eu garanto que você será muito bem recompensado no Judô.

7 – Estabeleça o seu foco

Se além de campeão de Judô, você também almeja se tornar um excepcional corredor de maratonas, um blogger de muito sucesso, além de ter um milhão de namoradas e bens próprios, você pode ate se tornar bonzinho em todas essas modalidades, porém, já mais será mestre em nenhuma delas. O seu foco dá a direção para onde as suas melhores energias devem fluir. Canalize o seu potencial!

8 – Cuidado com o excesso de variações para um mesmo exercício

Você deve entender que a repetição é a mãe da habilidade. Em vez de embalar seus treinos com dezenas de tipos de exercícios, centre-se naqueles que lhe dão o maior benefício. Não tenha medo do adversário que pratica cem diferentes tipos de Tati waza “projeções em pê” uma única vez, preocupe-se com o oponente que pratica um tipo de Tati waza “projeções em pê” cem vezes. A mesma coisa vale para um exercício de agachamento, por exemplo.

9 – Esteja dentro de um “grupo campeão”

Você deve procurar pessoas com objetivos semelhantes aos seus e uma academia em que todos estejam estimulados a evoluir. Se você treinar com pessoas fracas, você vai ficar fraco. Se o ambiente da academia em que você treina não for bacana, isso atrapalhará o seu rendimento. Avalie o grupo em que você está inserido, nenhuma conquista é alcançada sozinho.

10 – Descanse também

Não adianta treinar duro e não se preocupar com uma recuperação adequada para o seu corpo. Isso pode levar a lesões por excesso de treinamento. Você precisa comer e dormir bem para ser forte. Ou seja, o seu potencial físico não se resume ao que você faz na academia. Seus hábitos durante o treino e fora dele, conjugados é o que fazem toda a diferença.


Texto escrito por:

Martin Rooney, Training For Warriors


Traduzido e Adaptado para o judô por:

Ricardo Alves Carletto

Professor de Educação Física
Personal Training
Prof. de Judô da Equipe Hélio Fernando
Ni Dan "2º Dan de faixa preta" Judô
Arbitro de Judô Nacional C
Criador do blog JUDO EDUCA






















Nenhum comentário:

Postar um comentário