Treino Educa

Treino Educa
EQUIPE HELIO FERNANDO

Translate

terça-feira, 7 de junho de 2016

KATA RANDORI SHIAI



Kata x Randori x Shiai


De acordo com Kano, existem três ferramentas para a instrução ou prática do judo: Kata, Randori e Shiai.

No nível mais alto, aqui está o que eles significam:

    Kata:       prática de formas; movimentos predeterminados;
    Randori: contraditório, a prática de movimento livre;
    Shiai:      competição.

KATA

Significa “forma”: é um sistema de movimentos pré-arranjados que ensinam os fundamentos de ataque e defesa. Em adição às projeções e retenções (também praticadas no Randori), inclui pancadas, chutes, cuteladas, golpes lacerantes e inúmeras outras técnicas. Isso só utilizado no Kata porque esse treinamento se trata de praticar movimentos pré-arranjados e cada um dos parceiros sabe o que o outro irá fazer, antecipadamente.


RANDORI

Significa “prática livre”: os praticantes, aos pares disputam um contra o outro como se estivessem em competição. Eles podem projetar, imobilizar, estrangular e aplicar chaves de braço, mas não podem dar pancadas, chutes e empregaradversário, ucnicas apropriadas somente nos combates reais. As principais condições no randori são que os participantes tomem cuidado de não causar lesões um ao outro e que sigam a etiqueta do Judo, que é obrigatória para quem deseja obter o máximo benefício de randori.
O randori pode ser praticado tanto como treinamento dos métodos de ataque e defesa ou como educação física. Em ambos os caso, todos os movimentos são feitos de conformidade com o princípio da eficiência máxima. Se o objetivo é treinamento em ataque e defesa, a concentração na execução adequada das técnicas é suficiente. Mas além disso, randori é ideal para cultura física, desde que envolve todas as partes do corpo e tal como a ginástica, todos os seus movimentos devem ser intencionais e executados com esse espírito. O objetivo desse treinamento físico sistemático é aperfeiçoar o controle sobre a mente e o corpo e prepara o indivíduo para enfrentar qualquer emergência a um ataque, acidental ou proposital.





SHIAI

Significa “Competição”: Pratica-se com o objectivo de alcançar a vitória sobre o adversário utilizando 100%  da força e 100% da técnica. Pode ser praticado no dojo (local de treino) ou shiaijo (local oficial para competição).

Nenhum comentário:

Postar um comentário